quarta-feira, 21 de abril de 2010

SABEDORIA CABALÍSTICA

Eu, a Sabedoria, moro com a sagacidade,
e possuo o conhecimento da reflexão.
( O temor de Iahveh odeia o mal )
Detesto o orgulho e a soberba,
o mau caminho e a boca falsa.
Eu possuo o conselho e a prudência,
são minhas a inteligência e a fortaleza.
É por mim que reinam os reis,
e que os principes decretam a justiça;
por mim governam os governadores,
e os nobres dão centenças justas.
Eu amo os que me amam,
e os que madrugam por mim hão de me encontrar.
Comigo estao a riqueza e a honra,
os bens estáveis e a justiça
e ando pelas veredas do direito
para levar o bem aos que me amam,
e encher os seus tesouros
Iahveh me criou primicias de sua obra,
de seus feitos mais antigos.
Desde a eternidade fui estabelecida,
desde o príncipio, antes da origem da terra.
Quando os abismos não existiam, fui gerada,
quando não existiam os mananciais das aguas.
Antes que as montanhas fossem implantadas,
antes das colinas eu fui gerada;
Ele ainda não havia feito a terra e a erva,
nem os primeiros elementos do mundo.
Quando firmava o céu, lá eu estava
quando traçava abobada sobre a face do abismo;
quando condensava as nuvens no alto;
quando se enchia as fontes do abismo;
quando punha um limite ao mar:
e as aguas nao ultrapassavam o seu mandamento,
quando assentava os fundamentos da terra.
Eu estava junto com Ele como o mestre-de-obras,
eu era seu encanto todos os dias,
todo o tempo brincava em sua presença :
brincava na superfície da terra,
e me alegrava com os homens.
portanto, meus filhos, escutai-me:
felizes os que guardam os meus caminhos!
Escutai a disciplina, e tornai-vos sábios,
não as desprezeis.
Feliz o homem que me escuta,
velando em minhas portas a cada dia,
guardando os batentes de minha porta!
Quem me encontra encontra a vida,
e goza do favor de IAHWEH.
Quem peca contra mim fere a si mesmo,
todo o que me odeia ama a morte.
A sabedoria construiu a sua casa,
talhando a suas sete colunas.
Abateu animais, misturou o vinho e pôs a mesa.
Enviou as suas criadas para anunciar
nos pontos que dominam a cidade:
"Os ingênuos venham aqui;
quero falar aos seus juízos;
vinde comer do meu pão,
e beber do vinho que misturei.
Deixar a ingenuidade e vivereis,
segui o caminho da inteligência."

PROVÉRBIO DE SALOMÃO 8-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário